Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Ru

Estou sem Instagram desde abril do ano passado. Já senti o desassossego de não saber o que as pessoas que gosto estão fazendo e sim, parece de verdade que estamos isolados. A melhor forma que encontrei pra lidar com isso, foi manter contato de outras formas. Passei a ser mais ativa em pequenos grupos de WhatsApp, converso mais com meus amigos no privado e, claro, invisto muito em momentos presenciais pra colocar o papo em dia e matar a saudade.

Outra coisa que comecei a fazer foram chamadas pelo discord. Isso me ajuda a matar a saudade dos amigos que moram longe. Tenho agora um ritual semanal que é fazer um exercício de desenho em conjunto enquanto estamos em chamada. A gente escolhe um tema, coloca uma musiquinha e vai desenhando, com pausas pra rir de besteira. Recomendo demais!

Continuo dependendo de redes sociais pra ter esse contato? Sim. Mas a forma que as trocas se constroem nesses ambientes é beeeem mais interessante, rica e saudável.

Sinto que minhas relações têm muito mais qualidade agora, porque estou buscando o contato de forma ativa, em vez de apenas consumir os fragmentos postados nos stories.

Força por aí! As redes sociais moldaram muito das nossas relações, então sair delas é desafiador e nos obriga a olhar (e a mudar) várias camadas. Mas te garanto: a distância do Instagram vai trazendo cada vez mais benefícios com o passar do tempo. Obrigada pelo texto ;)

Expand full comment
Avatar de Biara Simões

Já flertei muito com essa ideia de excluir as redes sociais (e de fato o Facebook eu excluí por obsolescência e o Twitter parei de usar graças ao empurrãozinho do Alexandre de Moraes) mas quanto ao Instagram acho q encontrei um equilíbrio hoje em dia. Entro esporadicamente em intervalos ou momentos de espera, em busca de entretenimento. E aqui talvez minha análise te sirva de consolo: cada vez mais os conteúdos direcionados pelo algoritmo nos impulsionam contas aleatórias que produzem o tipo de conteúdo mais estimulante de acordo com nossos interesses. E nessa disputa por atenção, as atualizações de nossos amigos e conhecidos acabam ficando em segundo plano (a não ser q tu mantenha um contato frequente pela ferramenta). Ou seja, acho q buscar novas formas de contato e de manter relações são muito mais válidas doq tentar se encaixar em um molde que tu não se sente bem. Grupos no whatsapp quebram um baita galho, mas tbm sou a favor da volta de comunicação por emails (incluindo essa rede querida aqui), ou até mesmo cartinhas (pra quem tá longe).

Expand full comment
13 comentários a mais...

Nenhuma publicação