2025 já começou daquele jeito...
com desgosto e asco de bilionários e um fogo no c* danado pra fazer coisas legais
Oi, feliz ano novo! Espero que tenham passado bem 🧑🎨
Aqui não tivemos muito recesso e fizemos uma arrumação sem trégua em casa pra entrar em 2025 um pouco mais leve (tanto da cabeça, das tralhas e no coração).
Ano passado foi intenso, com eleições municipais e de bastante trabalho no Aos Fatos! Hoje, talvez mais do que nunca, fico orgulhosa de estar envolvida com projetos dessa natureza e que prestam um serviço tão importante como a checagem de fatos.
Caso você tenha acompanhado as notícias sobre a Meta na semana passada, o CEO anunciou o encerramento do programa de checagem de fatos em seus produtos. Além disso, outras mudanças nas plataformas que direcionam ataques à comunidade LGBTQIA+ me fizeram adiantar um desejo que eu vinha ensaiando: abandonar o instagram.
O instagram era a única rede social que eu ainda usava com frequência, que eu checava constantemente e direcionava uma atenção injustificável aos vídeos curtos e posts de desconhecidos. A verdade é que há muito tempo eu não me conectava com meus amigos por lá ou mantinha de fato alguma comunicação com a pequena comunidade de artistas e colegas ilustradores e designer. Esse espaço que antes era sinônimo de criatividade e inspiração, virou um lugar pra eu desligar minha cabeça cansada e ver vídeos sobre qualquer coisa que o algoritmo quisesse me mostrar.
Não foi uma decisão tão difícil pra mim. Eu nunca tive um retorno que impactasse meu trabalho pelo instagram, mas sempre senti que eu precisava estar lá. Essa é a realidade de muitos profissionais de áreas criativas: tatuadores, artistas que vendem seus produtos físicos, maquiadores, fotógrafos, e outros profissionais da moda, e ainda é visto por muitas áreas como um cartão de visitas. Vale eu explicar também que por enquanto não exclui minha conta por lá, apenas vou deixar de entrar e atualizar meu perfil.
E como eu pretendo divulgar meu trabalho? Por aqui, pelo linkedin (eu sei, eu sei) e pelo bluesky. Não desisti das redes sociais por inteiro, mas eu acredito que estamos em um período de transição, não sei ainda para o que mas espero que seja melhor.
E por isso, eu queria muito agradecer aos 169 inscritos aqui! Se vocês estivessem todos na minha casa agora seria impossível andar 💖
Por enquanto é isso, estarei aqui e sempre no meu email hello@meurielle.art pra gente conversar e trocar experiências!
Fiquem bem e se cuidem!